No casamento de sua filha recomendo, amor, tolerância e uma certa dose de cerimônia....

"Teus filhos não são teus filhos.
São filhos e filhas da vida adorando-se a si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
Podem dar-lhes amor, mas não os pensamentos,
Porque eles têm os seus próprios pensamentos.
Podem trazer os seus corpos, mas não as suas almas.
Porque as suas almas moram na casa do amanhã,
Que vocês não podem visitar, nem sequer em sonhos.
Podem tentar ser como eles,
Mas não queiram que eles sejam como vós.
Vós sois os arcos dos quais partem os vossos filhos, quais flechas vivas.
Que a flexibilidade nas mãos do archeiro seja de prazer."

Tendo o poema de Kalil Gibran Kalil, do seu livro O Profeta como inspiração, vou tentar responder o que muitas mães tem me perguntado sobre o casamento de suas filhas.

"Como administrar as diferenças de opinião e estilo entre mãe e filha, nas etapas que precedem o casamento dela"?

"Se existe conflito de opiniões e como proceder"?

O que posso dizer em primeiro lugar para as mães e filhas que me escrevem, me mandam emails com dúvidas e muitas vezes angustiadas, é que antes de tudo o casamento é de nossas filhas com o noivo delas. São duas famílias que estão se unindo em prol da felicidade dos filhos que partem para construir seu próprio lar e família. E nunca devemos esquecer disto!

Vamos voltar um pouquinho no passado e lembrar que assim como deixamos que nossos filhos e filhas organizassem seus aniversários, suas festinhas, no decorrer de sua infância e juventude, escolhendo o tema, as cores, a atração , as músicas e convidados, assim também deve ser feito no casamento deles.

Assim como respeitamos a individualidade de nossos filhos na sua maneira de se vestir, de decorar seus quartos, pintando, colando fotos, costumizando, imprimindo a sua identidade, também devemos fazê-lo no casamento deles. Consideradas as idades e momento que são outros. Recomendo tato e desprendimento.

Uma família que já vem com estes atritos no relacionamento,não aceitando suas diferenças, vai ver toda esta "estória" triplicada na ocasião do casamento de suas filhas.Uma mãe que implica com a maneira de sua filha se vestir,se pentear,com seu gosto musical, com sua tatuagem,não pode querer que no dia do casamento da filha, tudo isto seja modificado, como num estalar de dedos. Por isto ,simplifique ao máximio a as tensões.

Não desgaste mais esta relação familiar na hora da partida de sua filhota do ninho.Contrate uma boa assessora ou eleja uma amiga para fazer toda esta interface entre as famíla do noivo noiva, padrinhos e principalmente voce e sua filha.Escolha uma pessoa do bem,carinhosa, mas não pelo estilo ser igual ao seu mas porque é um a profissional com sensibilidade e amor pelo que faz. E curta o momento!

Um comentário

  1. Lindo Cris...é isto mesmo...muito respeito e carinho e tudo dá certo!
    adoreiiiii
    beijo

    ResponderExcluir