Casamento judaico: As sete voltas


                                                                                  
Um dos costumes judaicos durante a cerimônia de casamento  são as sete voltas dadas em torno do noivo, pela noiva. Existem várias interpretaçõe para este costume. Mas a que me toca e que repasso para voces, é a que explico a seguir:
Desde a Criação do mundo, a vida humana tem se baseado no ciclo de sete dias. Deus criou o mundo em seis dias e santificou o sétimo como dia de descanso e de homenagem a Deus. O homem foi então trabalhar durante seis dias da semana e dedicar o sétimo como um Shabat (de descanso). Quando um judeu está para formar um lar e dar início a uma vida plena, é adequado que este princípio básico de uma vida feliz seja simbolizado durante a cerimônia de casamento.Então a noiva circunda por sete vezes o noivo que será o centro da sua vida deste momento em diante.
De acordo com a Cabala, circular significa o sublime "cercar" de luz Divina o futuro casal! Enfim são lindos os motivos e interpretações, tornando fascinante este costume. 
Interessante notar que no casamento indiano também as voltas são em número de sete e mas são dadas pelo casal de noivos ao redor do fogo sagrado. Quase lá... 

Nenhum comentário