Convites de Casamento. Dicas e etiqueta.






Qual é a primeira impressão de um casamento? O convite é claro!!! Pois bem, sendo o convite a primeira impressão oferecida às pessoas sobre o seu casamento, então faça com que a mesma seja inesquecível para os convidados. Por isso capriche!

O que deve ter em um convite?
- Deve informar quem está se casando, quando, e onde;
- Deve definir o clima da festa, seu grau de formalidade, o que permitirá aos amigos e parentes imaginar o que vão vestir na cerimônia.

Quando começar a entregar?
O ideal é começar a cuidar dessa parte de papelaria com bastante antecedência. Dê preferencia a 6 meses antes da data do casamento, pra dar tempo de corrigir problemas de impressão,ou alterar algum detalhe. Para não haver atrasos, a entrega deve ser feita, no mínimo 30 dias antes do casamento, para que seus convidados possam se organizar e para que tudo corra bem. O ideal é ter entre 45 e 60 dias para evitar qualquer problema.

Sobre Caligrafia
Se você optou por um calígrafo, não se esqueça de mandar entregar os convites à ele com, pelo menos 3 meses antes da data marcada para a cerimônia. Os envelopes dos convites com linguagem mais informal podem ter os nomes dos convidados subscritos com letra de forma, cursiva simples, ou até mesmo feita por você mesma, se tiver uma boa letra. Hoje já se existem muitos tipos de tinta e de canetas além dos tinteiros já conhecidas, ou das penas próprias para isto.

Dicas que vale a pena lembrar:
  • 1. Na hora de colocar os convites no envelope, coloque primeiro a parte de baixo do convite no envelope com a face impressa para cima, para que quando o convite seja aberto, o lado impresso seja o primeiro a ser visualizado.
  • 2. Mande para o calígrafo 15% a mais de envelopes porque erros acontecem e se não houver envelopes para refazer algum deslize, ou um convite de ultima hora.
  • 3. Se vocês incluíram um cartão R.S.V.P., devem colocar junto um selo no envelope, para o seu reenvio. Este cartão deve ser colocado no envelope em primeiro lugar, antes de ser colocado o convite, para que o convite de casamento seja visto antes do cartão de resposta, pois isto pode criar confusão entre os convidados.
  • 4. Além de subscritar os envelopes, os calígrafos podem fazer os menus das mesas, os placemants (marcadores de lugar nas mesas), o menu musical do casamento, os cardápios da recepção, criando uma festa única. No caso de casamentos até 50 convidados pode-se também escrever os convites todos à mão.
  • 5. Hoje em dia, o uso de do tratamento Ilustríssimo e Excelentíssimo (por extenso ou abreviado), está fora de uso, exceto em casos excepcionais e quando exige o protocolo, tratamento determinados em portarias. O mesmo se passa com o tratamento muito formal com pessoas ligadas a igreja. Um bom calígrafo sabe quando e como usar. Na duvida, pergunte ao profissional.



Um comentário