Turquia - Destinos para Lua de Mel - Coluna da Paulinha


TÜRKYIE AŞK
Olá pessoal, tudo bem??? Passei o final de semana todo ansiosa esperando chegar hoje para postar pra vocês... quando nos acostumamos a contar as coisas aqui, vai tendo qualquer novidade e dá uma vontade de correr pra contar tudo tudo e temos que nos segurar até a terça ou a quinta... hahahaha.
Bom, hoje é terça, e terça é dia deeee.... DICA DE LUA DE MEL!!!! Adoro essa parte pois viajo junto com as idéias... mas dá uma tristezinha de ter que ficar aqui, né? Hahaha
Vocês devem estar se perguntando “e ela? Vai pra onde na lua de mel?” bom, a verdade é que não sabemos ainda. O que é fato é que só sairemos de lua de mel no final do ano. Primeiro precisamos nos recuperar dos gastos do casamento, segundo, queremos curtir um pouco a fase de planejamento da viagem... como ele está lá em Istambul e eu aqui em São Paulo, não dá pra parar, ficar olhando fotos e imagens... e daí não queremos fazer uma viagem qualquer só por fazer... terceiro, a família dele estará aqui depois do casamento, não vamos abandonar todo mundo e sair para viajar... portanto: VAMOS ESPERAR O FIM DO ANO.
Mas para quem não quer esperar ou está pertinho do love e já está planejando a viagem, minha dica de hoje é, nada mais , nada menos, do que a minha nova pátria de coração: a Turquia.
Claro que eu tinha que falar da Turquia como destino de viagem aqui né!!! Então vamos lá.
Olha, acho que no mínimo você teria que pensar em uns 10 dias pelo país... é tanto lugar incrível para conhecer que vale a pena ficar um período mais longo por lá. A Turkish Airlines opera voos diretos de São Paulo para Istambul diariamente. Mas óbvio que dá pra chegar lá via qualquer outro lugar... até é uma boa idéia, caso vocês tenham mais tempo, ir via outro destino da Europa, África do Sul ou até Marrocos e fazer uma parada por lá também.
                                                                                 

                                                                             
A primeira parada obrigatória é Istambul. A cidade de Istambul é uma das mais lindas que já conheci, e não é porque meu aşk é de lá não, mas é muito linda mesmo. Apesar de muitos pensarem que sim, Istambul não é a capital do país, a capital é Ankara, mas Istambul é sim uma das mais importantes da Turquia. Foi a capital do Império Bizantino (se chamava antes de Constantinopla) e é cortada pelo magnifico Bórforo, um canal que liga a Asia com a Europa. Istambul também tem uma parte na Europa e outra na Asia, e ambos os lados são lindíssimos.
Istambul é mágica... essa é a melhor palavra que encontro para descrever a cidade... são tantos anos de culturas, histórias, arquitetura sobrepostos que a atmosfera é quase de um filme de contos de fada... tipo Alladim ou algo assim. Ao contrário do que muita gente pensa, a Turquia é dos países muçulmanos mais liberais e tranquilos do mundo. Lá não é obrigatório o uso do véu pelas mulheres e nem é permitida a poligamia. Tem de tudo, mulher kapalı (coberta), mulher descoberta, homens que oram 5 vezes por dia, os que não rezam nunca...
Muitas amigas me perguntam: “amiga, que roupa levo pra usar lá?”. Olha, eu usei short (o calor lá é beeeem punk), regata e não tive problema nenhum... a Turquia e Istambul principalmente, é muito cosmopolita, e recebe milhares de turistas o ano todo, eles estão mais do que acostumados com gente de perna e ombros de fora, hahaha. Na verdade até as meninas turcas mais jovens já não cobrem os ombros ou pernas, principalmente no verão. Mas o que você deve sempre lembrar é de não sair do hotel sem uma pashmina, ou lenço na bolsa, pois para entrar nas mesquitas, ai sim precisa cobrir tudo, até a cabeça!
Os pontos turísticos indispensáveis por lá são: Grand bazar (o maior mercado coberto do mundo), o mercado de especiarias, que fica alí pertinho, dá pra ir a pé, a Mesquita Azul e sua “companheira de anos” a Santa Sofia (que já foi catedral na época do Império Bizantino, Mesquita no Império Otomano, e hoje é museu... então não precisa se cobrir toda pra entrar lá... hehehe), a lindíssima Mesquita de Suleymanye e o Palácio de Topkapı. Todos esses lugares ficam pertinho um do outro e dá pra ir a pé... mas vá de tênis, pois será o dia todo de muita caminhada, além do que as ruas são de pedra, e os saltos são um martírio pra andar por lá!
Isso é o básico... qualquer agencia de viagem vai te incluir esses lugares na visita, mas eu to aqui pra dar dicas mais bacanas... que vão mais além do roteiro básico das agencias... e como lá eu conheço super bem... prepare papel e caneta!
Cruzando o bósforo, pegue o vapor (barco que transporta passageiros de um lado ao outro do canal) na Beşiktaş Iskelesi (estação) e vá pra Üsküdar. Esse bairro é um dos mais antigos do lado asiático e dos mais tradicionais (mas não se assuste, pode ir com as mesmas roupas que usou no lado europeu da cidade, hehehe). Lá, claro, você verá muito mais mulheres usando véu, mas mais uma vez... tem de tudo! Logo que cruza o Bósforo, na frente da estação tem a mesquita Mihirimah Sultan Cami, que acabou de ser restaurada, e está linda... mas uma que ninguém sabe, e que pra mim foi uma enorme e grata surpresa, pois é lindíssima, é a mesquieta que fica logo do lado oposto da rua onde fica essa... se chama Yeni Valide Cami, e é das mais bonitas que conheci no país. Não deixe de entrar nela!!! Não tenho fotos pois nessa é proibido fotografar, mas vale a pena guardar na memória!
O bairro de Üsküdar é um dos mais baratos também, então se quiser ir num hammam (tradicional banho turco) e não pagar os olhos da cara, lá tem um mais simples, mas que fica mais barato... chama Cinili Hamam, ele parece pobrinho e feio por fora, mas é bem limpinho e bacana por dentro. Agora... se quiser uma super experiência de luxo e beleza de sultão... vá ao Cağaloğlu Hamam, em Çemberlitaş.
Outro ponto imperdível, claro, é a famosa rua de comércio Istikal (que começa na praça de Taksim. Lá tem agito dia e noite e você encontra bons restaurantes (eu amo o Midpoint e o House Café), ambos de comida internacional. Se estiver procurando algo mais típico, nessa mesma rua há inúmeros kepab shops e todos são bem gostosos. Outro bem tradicional é o Restaurante Çırağan, do Hotel Kempinski, mas prepare o bolso! hahaha
Eu estive morando lá por mais de 3 meses, então tive tempo pra fuçar muitos lugares e pontos interessantes fora da rota turística tradicional. Poderia passar o dia escrevendo aqui de lugares e pontos interessantes de Istambul... mas daí não conseguiria seguir pra outros pontos da Turquia né.. hehehe então, se tiver mais tempo pela cidade, procure também: passar uma tarde em Eminonu (chega-se la de ferry, é um bairro bem tradicional otomano lindíssimo), tomar um café em Moda (bairro no distrito de Kadiköy), do lado asiático também... além de caminhar pelo calçadão em Bebek e ir até o museu da família Sabancı e antes dar uma passadinha no castelo de Rumelirisari. Ahhh... para a vida noturna, não deixe de sentar em algum dos barzinhos das apertadas ruas de Beşiktaş ou Ortaköy, é uma delícia em qualquer época.
                                                                                   
Pamukale

Efesus

Capadocia
Seguindo viagem... Capadocia, ou Kapadokya para os turcos, é um lugar INCRÍÍVEL, você não pode deixar de fora... as construções escavadas nas formações rochosas da região são de um visual tão maravilhoso e único, que você não vai esquecer nunca mais... e clarooo... o passeio de balão é indispensável. Mas dica: não tem muito mais o que fazer por lá... então não vale a pena passar mais do que duas manhãs (uma noite) na região. Porque duas manhãs? Porque dependendo da época venta muito por lá, e dai não dá pra sair de balão (que sai às 4:30 da matina), daí, pelo menos, você tem uma manhã reserva pra tentar sair de novo.
Outra região lindíssima é Pamukkale, mas também é bacana passar por lá de caminho a algum lugar... só pra ver e fotografar essas piscinas de água termal azul turquesa formadas nas rochas calcárias. Não é mais possível tomar banho, foi proibido no ano passado para garantir a preservação dessa maravilha da natureza.
Uma coisa que eu dava muita risada, e ainda brinco com meu aşk, é que parece que TUUUUDO no mundo veio da Turquia, ou foi inventado por lá. Você sabia que Papai Noel era turco? Ou que a Nossa Senhora (Maria) morreu na Turquia? Ou que as tulipas são de lá? Pois é... depois de muito pesquisar estando lá descobri que ele estava mesmo falando a verdade...
São Nicolau nasceu em Kaş, na região da Antalya. Essa região é a mais próxima da Grécia e com praias e lugares tão ou mais bonitos do que encontramos no país grego. Água cristalina azulzinha e praias paradisíacas são facilmente encontrados nessa região. Se vocês estiverem procurando algo de sombra e água fresca, nem precisa sair do país... vá pra Antalya! Kaş, Kekova ou Kalkan... e muitas outras praias lindíssimas são imperdíveis..                     
Como disse... a Santa Maria (mãe de Jesus) morreu na Turquia. É verdade! O país a acolheu no final da vida quando ela fugia junto com Pedro da perseguição que sofria após a morte de seu filho. Foi em Izmir que ela passou seus últimos anos e faleceu. A casa onde ela viveu e morreu segue conservada e é um local de peregrinação emocionante. A cidade de Izmir em si também é bem legal e divertida, valendo a pena a parada por uma noite. Do lado também fica Ephesus, que é maravilhoso!!!
Bom... como falei, a Turquia é um país riquíssimo em cultura e natureza... tem destinos e lugares para todos os gostos: história, arquitetura, praias, montanhas... de tudo... então eu poderia passar o dia, a semana falando de lá... mas esse post tem que acabar né? Hahahaha.. então ficam aqui mais algumas idéias de lugares bacanas e diferentes do roteiro básico: Montanha Nemrut Daǧ, Mosteiro de Sumela, Çeşme, Bodrum, Fethiye.
Espero que vocês tenham gostado das dicas... caso queiram saber mais ou algo em especial me escrevam, assim posso dar dicas mais específicas!
E quinta estou de volta contando minhas peripécias na organização bjinhosss  Ahhh vocês podem me localizar na agencia de turismo Moinho Tur, aonde sou diretora de marketing veja o site logo abaixo.                                
Bodrun

Kas



                                                                                   

Nenhum comentário