Bat Mitzvah - Prelúdio de um Casamento

Bat significa "filha de" e mitzvah significa "mandamento". 
Assim, uma Bat Mitzvah significa literalmente
filha do mandamento.

A menina judia ao completar 12 anos,mantém o compromisso de obedecer e praticar os mandamentos recebidos por Moisés.

 

É uma comemoração linda, onde mãe e filha se identificam compartilhando sonhos e alegrias. E aos 12 anos as meninas são assumidamente sonhadoras. Com o tempo, as meninas foram ganhando espaço e o Bat Mitzva agregando modismos com status de cerimonial.
Esta festa na sua grandiosidade se assemelha a uma festa de quinze anos, acrescida do seu teor religioso e cerimonial próprio. 

Um dos momentos mais lindos e do qual me recordo com emoção foi a cerimônia das velas.

Para acender as 12 velas do bolo,correspondentes à idade atingida, são escolhidas as pessoas mais queridas.Estas são especialmente,homenageadas num discurso que descreve as razões pelas quais elas foram as escolhidas.Emocionante! Compenetrada, Mariana,fez seu discurso, como pede a tradição e pedia seu coração, homenageando amigos,familiares e os pais.

 

 Doze casais foram escolhidos para a valsa e outros para apresentação de uma coreografia especial. Foram 2 semanas levando a garotada às aulas de dança depois da escola. Uma farra! As meninas vibravam com cada detalhe. Foi um alegria!

 

Mariana dançou o tema da Bela e a Fera com o pai e prosseguiu dançando com seu primo acompanhado pelos casais, que entre 11 e 12 anos emocionavam a todos nós. Depois seguiu-se a  coreografia onde todos amigos puderam participar.Cada um teve seu papel importante na festa!Inesquecível!  



Sempre festeira e responsável, participou de todos os detalhes. Da elaboração do seu discurso ao cerimonial. Eram tantos detalhes! Aulas de dança, confecção de vestidos, aluguel de ternos e lembrancinhas. 




Foi um grande desafio,informar e  sensibilizar os participantes, pois minha filha não estudava numa escola judaica, as tradições e cerimonial eram totalmente desconhecidos dos amigos. Eu venho de uma família católica. Mas como tudo que é feito com o coração, emociona e encanta a todos, o Bat foi um sucesso seguindo as tradições!
 Ficha Técnica: convites Anna Griffin, decoração d 'A hebraica, Leonor Flores e Cristina Nudelman,    docinhos e bolo D. Fifi, serviço a cargo do Buffet França, Dj e Banda SP3.





Um comentário

  1. Tanto o Bat como o Bar Mitzvah são festas que marcam prá sempre nossa memória!Curti muito o meu Bar Mitzvah!

    ResponderExcluir