,

Noivas Anos 50

janeiro 19, 2011

O look dos anos 40 era de uma figura magra, com ombreiras para dar a aparência de força e competência.

No pós guerra, nos anos 50, acentuaram-se as curvas femininas, ( exagerandamente! ) e dando origem ao que foi chamado de New Look tendo Christian Dior como pai desta nova silhueta. Os cabelos tinham aparência macia, eram encaracolados e mais curtos do que os dos anos 40.


Cachos, rolos, spray entraram em cena. Rabos de cavalo ficaram em alta numa composição com lábios cor de rosa ou vermelhos. O deliniador, passou a ser usado durante o dia e à noite e as pálbebras tornaram-se altas e finas, buscando um olhar exagerado de inocência e ingenuidade. A sombra azul e verde tornou-se um must! A década de 50 é rica em detalhes como outras, mas o papel da mulher desta época, mesmo depois de uma participação ativa nos anos de guerra, parece ter retrocedido e é caracterizado de forma interessante, num livro que descobri aqui nos Estados Unidos, nesta minha temporada de 2011.

Escrito em 1958 o livro de Anne Fogaty contém alguns conselhos hilários e kittsch que refletem muito o pensamento da época. Com curiosos comentários que nos remetem aos gloriosos anos 50 aonde a mulher parecia ter nascido apenas para casar e procriar. Os cinema tratou de eterrnizar as estrelas que se tornaram as queridinhas dos anos 50. ( Sandra Dee, Anne Baxter, Doris Day, Marilyn Monroe, Elizabet Taylor).


Anna Fogaty se refere no seu livro com suas próprias palavras a "Uma praga crônica na cena doméstica norte - americana é usar roupa de dormir na cozinha! Roupões atoalhados felpudos, não combinam com panelas, frigideiras e alimentos. A cozinha é um ambiente natural e uma mulher feminina deve agir como uma mulher sedutora, que deve estar linda, mesmo desenvolvendo suas atividades do lar". Nossa gente a mulher era totalmente uma máquina, um produto, para executar só tarefas domésticas!!!

 
Adorei ler este livro. Imaginem a noiva desta época??










LEIA TAMBÉM

0 comentários

ASSINE A NEWSLETTER

Cadastre seu Email receba as Novidades do Mother of the Bride

Mais Recentes

CURTA NO FACEBOOK