Você conhece alguém que não goste de picadinho? Só se for mesmo um chato! Porque não tem comidinha mais confortante que um picadinho bem feito. Ele é gostoso a qualquer tempo, em qualquer humor, em qualquer idade.
Tem gente que confunde picadinho com carne moída. Então vamos lá, picadinho é picadinho, se usasse carne moída, seria moidinho. Também não é grande, senão seria picadão.
O verdadeiro picadinho é feito com filé-mignon cortado com a ponta da faca. Dá trabalho para cortar, mas os elogios serão muitos. Vale o esforço. Embora eu seja uma grande colecionadora de picadinhos, esta receita é a minha favorita. E você, leitor, ainda verá um longo desfile deles por aqui, mas começaremos com o meu FAVORITO!
Enjoy!
PICADINHO NA PONTA DE FACA
1 kg de filé-mignon em tirinhas bem finas
100 ml de óleo de canola ou milho
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de vinho tinto seco
½ xícara de shoyu
1 litro de água sal e pimenta-do-reino branca moída na hora
MODO DE FAZER
1. Tempere a carne com um pouco de sal e pimenta.
2. Numa panela grande, de preferência, de ferro, aqueça o óleo em fogo bem alto. Coloque a cebola e, quando murchar, junte o alho e, depois, a carne.
3. Frite bem, até o líquido secar e a carne dourar.
4. Junte a farinha de trigo e mexa sem parar por 1 minuto, para não grudar.
5. Junte o vinho, o shoyu e a água.
6. Reduza a chama para média, tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora, mexendo eventualmente. Se necessário, junte mais água.
7. Quando a carne estiver bem macia, estará pronta. Se o molho ficar muito ralo, destampe a panela e deixe reduzir um pouco. Dica.: Esse picadinho deve ficar com bastante molho.
Rende: 8 porções
Tempo: 3 horas
Dificuldade: 2
Estou adorando suas receitas!!!
ResponderExcluirBjo