Para a criança que existe dentro de todos nós: Bolo Chiffon de Laranja



Para a criança que existe dentro de todos nós, esta super receita adaptada e testada pela querida Paula Rizkallah, que gentilmente cede as receitas bacanas aqui do blog! Adoro!!!!
Há 10 anos esta receita faz um sucesso incrível no Atelier Gourmand. Vale a pena, repasse para as suas fichas!!! Pois é deliciosa eu mesma já fiz e tenho a forma especial em casa que comprei  no Atelier Gourmand quando fiz o curso de culinária.
 Esse bolo necessita ser invertido imediatamente após sair do forno. É necessário uma forma própria para chiffon, que vocês podem adquirir na escola - Atelier Gourmand: 3060-9547, ou em lojas especializadas.
A massa é incrivelmente leve, como um suflê. Não deixe a vida passar sem experimentar um pedaço! :) 
Obrigada Paula por repartir conosco mais esta dica deliciosa!!!


BOLO CHIFFON DE LARANJA 

INGREDIENTES

300 g (1½ xícara) de açúcar 
225 g (2¼ xícaras) de farinha de trigo 
½ colher de chá de sal 
10 g de fermento em pó 
100 g (½ xícara) de óleo 
7 gemas (130 g) 
170 ml de suco de laranja fresco 
12 g (1 colher de sopa) de raspas de casca (zest) de laranja 
1 colher (chá) de extrato de baunilha 
10 claras (300 g) 
1 ¼ colher (chá) de cremor de tártaro 
açúcar de confeiteiro para polvilhar 

MATERIAL

fôrma de tubo removível com suporte[1]


MODO DE FAZER

1) Reserve 2 colheres (sopa) de açúcar, coloque o restante na batedeira, junte a farinha, o sal e o fermento e bata por 1 minuto para misturá-los bem. Adicione o óleo, as gemas, o suco e as raspas de laranja e a baunilha, bata por uns 3 a 5 minutos e reserve.

2) Na tigela grande da batedeira, bata as claras. Assim que começarem a espumar (figura1), adicione o cremor de tártaro. Quando atingirem o ponto de pico mole (figura 2), adicione o açúcar reservado e bata até atingir o ponto de pico firme (figura 3). Se as claras baterem além do ponto 3 e atingirem a desidratação, devem ser descartadas, pois não conseguirão mais sustentar o peso do bolo. 

3) Adicione uma concha de clara à mistura de laranja. Nessa etapa, não se preocupe muito em manter a estrutura das claras, o importante é afofar um pouco a massa. Divida o resto da clara em 2 porções, adicione a primeira ao creme e mexa delicadamente, com movimentos de baixo para cima, girando um pouco a vasilha a cada movimento. Finalmente, incorpore a última porção de clara. A massa deve estar muito fofa, e a cor deve ser um amarelo-pálido.

4) Despeje a massa na fôrma sem untá-la. Passe uma faca pela massa (figura 5), para tentar destruir bolhas que possam ter se formado no meio e nas bordas da fôrma. Depois, alise a superfície com uma colher (figura 6).

5) Asse em forno preaquecido a 160°C (baixo) por 50 minutos a 1 hora.

6) Inverta o bolo no cone imediatamente após sair do forno (figura 7) e deixe esfriar completamente.

7) Com uma espátula bem fina e estreita, solte as laterais do bolo e puxe o cone para cima, liberando a parte externa da fôrma. Com a mesma espátula, solte a base do bolo e, finalmente, desgrude o bolo ao redor do cone. Vire-o num prato e polvilhe com açúcar de confeiteiro.


[1] A fôrma pode ser encontrada no Atelier Gourmand (www.ateliergourmand.com.br)

Rende: 1 bolo
Tempo: 3 hs
Dificuldade: 5

Essa receita é uma adaptação do livro: The Cake Bible de Rose Beranbaum

GALERIA DE FOTOS

ponto espuma

ponto pico mole

ponto pico duro

ponto desidratada

removendo as bolas de ar com a faca

alisando a superfície

bolo invertido até esfriar completamente


Um comentário