Pilaf de Pistache com Espinafre

outubro 21, 2011



Hoje mais  uma receita deliciosa do livro Turquoise, de Grag e Lucy Malouf, testada pela querida Paula Rizkallah do www.ateliergourmand.com.br/
Façam o mesmo e guardem na super pastinhas de receitas!
Um acompanhamento delicioso  para peixes, aves e carne vermelha... 
Delíciaaaaa!


PILAF DA CAPADÓCIA
COM PISTACHE E ESPINAFRE

INGREDIENTES:

200 g de arroz
85 g de manteiga
85 g de pistache sem sal e sem casca picado grosseiramente
1/2 xícara de hortelã picada*
1/2 xícara de salsinha picada*
1/2 xícara de dill picado*
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada miudinho
560 g de folhas de espinafre picadas grosseiramente
2 colheres (chá) de sal, aproximadamente
400 ml de caldo de frango pimenta-do-reino moída na hora

* medir a erva depois de picada

MODO DE FAZER:

1) Coloque o arroz numa peneira e lave-o sob água corrente até a água sair transparente. Deixe escorrer.
2) Enquanto o arroz escorre, derreta metade da manteiga numa caçarola e junte o pistache. Quando começar a dourar, junte a hortelã, a salsinha e o dill. Mexa por 2 minutos e desligue o fogo. Transfira o pistache para uma vasilha e reserve.
3) Em outra caçarola maior, aqueça o restante da manteiga e o azeite. Junte a cebola e deixe dourar. Adicione o espinafre, tampe e espere ele murchar bem, mexendo de vez em quando. Destampe a panela e deixe a água do espinafre secar.
4) Junte o arroz, o sal e metade do caldo de frango e mexa rapidamente. Tampe a panela e ajuste a chama entre média e baixa. Deixe ferver por 5 minutos. Adicione mais caldo sempre que necessário até o arroz ficar macio, sem deixar queimar. Mas nunca mexa, apenas despeje um fio de caldo delicadamente para não destruir os furinhos que vão surgir na superfície do arroz.
5) Quem está acostumado a fazer arroz, vai notar que essa receita usa um pouco menos de caldo que o arroz branco comum, pois o espinafre libera bastante líquido durante o cozimento.
6) É preciso atenção para acertar na quantidade de caldo, para coincidir de o arroz ficar al dente ao mesmo tempo que água secar. Na dúvida, pingue o caldo bem aos pouquinhos. Se precisar secar rapidamente o caldo, use um garfo para afastar o arroz e abrir uns buraquinhos maiores e aumente a chama para o caldo evaporar rapidamente.
7) Assim que o arroz estiver al dente e o caldo tiver secado, desligue o fogo, despeje o pistache na superficie sem mexer. Tampe a panela e deixe descansar por 5 a 10 minutos.
8) Depois disso, afofe o arroz com um garfo (nunca com colher), mexendo delicadamente, e transfira para a travessa de servir. Bom apetite!

Tempo: 1 hora e 30 minutos
Dificuldade: 3
Rende: 4 porções


GALERIA DE FOTOS
Pistache com as ervas


Arroz ainda cru com o espinafre

LEIA TAMBÉM

0 comentários

ASSINE A NEWSLETTER

Cadastre seu Email receba as Novidades do Mother of the Bride

Mais Recentes

CURTA NO FACEBOOK