Fátima Leonhardt Curso de Cerimonial e Protocolo


Regras de Etiqueta e Protocolo

  Este assunto veio a tona pois estou fazendo um curso de Cerimonial e Protocolo ministrado pela 
  cerimonialista Fátima Leonhardt. Nele são abordados os protocolos de casamentos de várias cul-
  turas e tipos de evento. Até mesmo de eventos como os da visita do Papa ao Brasil com toda sua
  comitiva e os esquemas de segurança.  
  Existem uma série de regras convencionadas para facilitar o bom convívio social. 
  São as regras de etiqueta.  
  Resumidamente são regras de boas maneiras. 
Receber é uma arte e muitas vezes os anfitriões têm dúvidas de como agir em determinadas ocasiões. O quê e como servir?  Como elaborar o convite para uma recepção? Como receber os convidados? E como equacionar estas questões fora do âmbito da nossa casa, recebendo mais de 100 convidados, envolvendo vários fornecedores e prestadores de serviços. 
Para facilitar, os anfitriões contratam assessores de evento e cerimonialistas. Estes, por sua vez, devem conhecer e exercer  as regras de protocolo e as regras de etiqueta. Deve ter boa educação, polidez na sua atitude social, além de ter o "know how"de como coordenar e de apontar os melhores profissionais para fazer acontecer um evento, quer seja no âmbito religioso, quer seja no âmbito social ou corporativo.
Em outras palavras, para um cerimonialista e um assessor de eventos, dois profissionais distintos, mas que podem ser complementares, não basta ter uma carteira de bons fornecedores e saber organizar uma planilha de orçamentos e pagamentos!  E necessário  "savoir faire"!!!
Num casamento, é preciso saber o protocolo de uma cerimônia religiosa que são desconhecidos até por aqueles que se dizem profissionais. Ou são relegados a segundo plano, gerando dúvidas aos noivos e familiares. Quem entra primeiro, quem entra pela direita ou pela esquerda... Como se processa a saída dos noivos, padrinhos, os cumprimentos e agradecimentos, entre outros. Ao chegar na recepção quem recebe os convidados.
O Protocolo, conjunto de regras aplicadas e seguidas pelo cerimonial de um evento, está aí para ser seguido. 
As regras e códigos existem pois contra eles não se tem argumento! 
Noivinhas, mães, informem-se bem antes de contratar um profissional para o seu evento. Não basta comparar valores, resultado de pedidos de orçamentos pela internet!!! O "Seu Grande Dia"merece mais!
Uma boa assessora não é aquela que responde a centenas de pedidos de orçamento por email. Uma boa assessora, além de diligente e proativa, deve ser aquela que tem em seu currículo a comprovação da realização de dezenas de cerimônias e festas de casamentos bem sucedidas  no estilo da festa que você sonha em fazer para celebrar a sua história de amor!

Bjokas e Fica a Dica!!

3 comentários

  1. Adorei Cris! Direto e objetivo. Bjs

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas...

    bju

    respireecase.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo, Cris, pedir orçamentos só pela Internet distancia o cliente do fornecedor.É muito chato qdo percebo que a noiva está fazendo leilão e não está prestando atenção nas características do trabalho que ofereço. Perdem a oportunidade de extrair o melhor para si.
    Isto vale para as assessoras,para nós decoradores de eventos e para todos os outros parceiros do grande dia.
    Bjs,
    Sandra Bacchin

    ResponderExcluir