Escolhendo o Bolo com Simone Amaral


1- Quais são as fortes tendências para bolos de casamento atualmente? E as mais pedidas pelas noivas no seu atelier?

A tendência nos casamentos são bolos com personalidade, exclusivos e que sejam uma verdadeira obra de arte, para que fiquem  em lugar de destaque. As noivas que me procuram no ateliê, conhecem meu estilo, clássico e romântico, e pedem criações que sigam a tendência de glamour dos bolos de casamento atuais. A maioria das noivas quer bolos brancos, ou no máximo "off-white" e, quase sempre, com muitas flores e laços.

2- As suas noivas costumam encomendar o bolo de casamento para colocar na  mesa de doces ou em separado para a ser cortado na pista de dança? 

O bolo é colocado na mesa de doces em 95 % dos casamentos que realizamos. Como as mesas de doces são o  ponto alto de toda a cenografia, desta maneira, o bolo tem status de obra de arte e fica integrado a todo o conceito do evento. O bolo que fica em um carrinho e é cortado na pista, acaba sendo deixado de lado no decorrer da festa.

3- Qual é o cálculo que se faz para o consumo dos bolo versus o numero de  de convidados?
O cálculo do tamanho do bolo é feito baseado no número de convidados e no conceito da cenografia, eventos grandiosos pedem bolos maiores e mais glamourosos. O cálculo para servir é baseado na média de que apenas 40% dos convidados comem bolo nos casamentos e, sendo assim, sugerimos 40 gr por convidado no caso de um serviço completo com coquetel, jantar, sobremesa e mesa de doces. Para bolo e champanhe calculamos 100 gr por convidado.

4- Simone,você faz bolo cenográfico?  O bolo todo, só um andar?
Sim, fazemos bolos cenográficos, para venda, quando o buffet já oferece um bolo para ser servido. Mas na maioria dos casamentos, é utilizado um andar verdadeiro para corte e para ser servido. Os demais andares são falsos, somente para compor o design que, geralmente, é de no mínimo três andares.
5- Qual o maior bolo que você já fez? Quanto pesou? 

Os maiores bolos que eu já fiz, em termos de tamanho, tinham 1metro de base e 1,80 m de altura para a vitrine da  loja Cor Doce no Bom Retiro. Os bolos, cenográficos, precisaram ser transportados de caminhão  desmontados.. Um deles foi feito para o lançamento de uma coleção e o outro feito para comemorar o Reveillon  de 2006. O bolo todo pesava cerca de 80 kilos.

6- Há quanto tempo existe a Simone Amaral? Vc começou com bolos e doces?

Comecei  a trabalhar com gastronomia profissionalmente em 1996, ensinado bolos decorados em programas de TV, ministrando cursos em meu ateliê e fazendo alguns eventos. Em 2004, após um convite para o espaço banqueteiros no evento Boa Mesa, comecei a me dedicar exclusivamente aos grandes eventos com bolos e mesas de doces exclusivas e assinadas pelo meu ateliê.

7- Simone, tenho perguntas recorrentes sobre tops de bolo encaminhadas pelas minhas leitoras. Quais estão mais em voga ? 
Quanto aos topos de bolo prefiro os clássicos como os de  porcelana Lladró, por exemplo. Os noivinhos em pasta americana já se popularizaram e vêem caindo em desuso dando lugar a lindos topos com arranjos de flores de açúcar, bem mais clássicos e chiques.

8- O bolo deve seguir o estilo da decoração de casamento?
Sim, o design do bolo é baseado no conceito do evento. Ele pode conter referências das  cores, tecidos e das flores do evento ou até das rendas dos vestidos e da nacionalidade ou estilo dos noivos.


                                                                 
                                                                

Nenhum comentário