Sídrome do Ninho Vazio - Depoimento da Mãe Fatima Coli


Mayla, minha filha única, por escolha minha.

Eu fui uma mãe muito presente em toda vida da Mayla, desde as briguinhas na escola, o primeiro beijo, a primeira transa, tudo ela dividia comigo. Era para o meu colo que ela corria...

Mas mesmo sendo filha única, ela foi sempre independente, estudou e morou fora do Brasil.. morou em SP numa republica e logo em seu próprio apartamento.

Quando depois de 11 anos de namoro, ela chegou com a aliança de noivado, choramos juntas de alegria e meu coração já ficou apertadinho, mas faltava ainda 1 ano para o dia do casamento!

Começamos os preparativos com calma, dentro do cronograma que ela e o noivo fizeram questão de traçar, e que seguiram a risca até o fim!

Aos poucos escolhemos os fornecedores, a assessora etc...

Até que, faltando uns 6 meses para o casamento, fomos a uma destas lojas de noivas, para que a Mayla pudesse se ver num vestido de noiva.

E foi aí que minha ficha caiu.

Eu estava sentada num banquinho baixo, e quando ela entrou vestida de noiva, eu cai no que seria meu primeiro choro de uma serie interminável.

O vestido nem de longe seria o dela...mas ela ficou tão linda....tão mulher, tão segura de tudo, e eu não pude me conter. Ali tive a certeza de que ela estava pronta para se casar e seguir sua vida em frente.

A medida que o tempo vai passando, a correria e o stress aumentam. Com a Mayla não foi diferente. Ela e todas as noivas ficam exigentes em coisas que antes não eram, tudo tem que ser perfeito, e nesta hora a  mãe tem que ter um baita jogo de cintura. Muitas vezes tive que driblar o pai, o noivo e a própria noiva, usando de subterfúgios, dando um jeitinho aqui, outro ali..administrar as crises de choro, as inseguranças....

Aí veio outro momento lindo, onde a gente esquece todo o cansaço. Quando a Mayla fez a ultima prova do vestido. De novo o xororo, quando ela colocou o véu!
No dia da cerimonia civil, só a família presente, e eu, de novo, caí num choro sem pudor. E depois disto não dormi nem uma noite, nem comi direito, durante os 15 dias que faltavam!

Quando me dei conta, estavamos em Itaparica, tinha chegado o grande dia!

Tive que praticamente arrancar a Mayla da piscina, pois ela estava tão tranquila e queria ficar com os convidados.

Então tivemos nosso tempo de volta. Ela deitou para relaxar, e eu coloquei compressas frias nos olhinhos dela...este foi o dia de noiva da Mayla... e acredite, foi um momento que eu aconselharia as mães para não abrirem mão....ficar com elas na hora da maquiagem, do cabelo e de preferência que seja uma momento no máximo, só com a presença das madrinhas e da mãe.

Quando finalmente ela ficou pronta...chorei de ver como ela estava linda no vestido, o pai chegou para leva-la ao altar, eu olhei os dois, beijei a Mayla, e sai.

Incrível, eu não derramei uma lágrima durante a cerimonia, pois eu estava anestesiada olhando para ela e para o noivo, era de uma pureza e de uma beleza....inesquecível.....

Para mim foi muito intenso o casamento da minha  filha. Voltou tudo como um filme...o tempo pareceu parar, para que eu pudesse relembrar cada momento de nós duas.

E mesmo que eu achasse que fiz tudo certinho, meu sentimento era de que ainda faltava alguma coisa, queria que o tempo voltasse de alguma maneira, para que pudesse fazer tudo de novo e melhor!
Uma amiga me disse, que eu estava tendo a Sindrome do Ninho Vazio Retardada...já que  a Mayla estava fora de casa a 8 anos....
Ainda me pergunto se foi isto...ou se é mesmo este amor incondicional que temos por estas doces criaturas, nossos filhos!
senti um amor imenso dentro de mim....emoção só comparada ao dia em que ela nasceu!

Bem...pra terminar, na pista de dança, Mayla pega minhas mãos, olha no fundo dos meu olhos e diz: Mãe...eu estou muito, mas muito feliz...obrigada !!!!

Meu titulo de mãe de noiva mais chorona do ano, passo de bom grado a todas as próximas mães de noivas!

Eu faria tudo de novo!

Fátima Coli

11 comentários

  1. Cris, parabéns pelo novo blog, um luxo!!
    Obrigada por fazer parte dele,
    bjs mil,
    denisefariafestas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. somos todas especiais amorosas , querreiras ,beijocas a toto cristina

    ResponderExcluir
  3. Que lindo mae!!! Amei!! Te amo!!!

    Obrigada Cris!!!!

    ResponderExcluir
  4. LINDOOOOOOO
    amei
    posso postar no meu blog???
    bjo bjo bjo

    tiamuuuu

    ResponderExcluir
  5. Querida Cris..
    adoro este blog...estou feliz em poder ter estar aqui, de coração aberto!
    beijo querida

    ResponderExcluir
  6. Poxa, me emocionei!! Que lindo esse relato!! bjo

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog
    Que charme!!!!!!! uma graça! Qto bom gosto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Me indicaram teu blog e eu realmente fiquei encantada. Inspirador. Continue assim! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  9. Amiga...

    Vc é fera mm, em?!!
    Viva a sensibilidade a flor da pele...

    bj gde!!

    Agatha

    ResponderExcluir
  10. LINDO SEU DEPOIMENTO.AME!!!!!!!!!

    ResponderExcluir