Consultoria de Casamento e o Mercado Wedding




Hoje estou fazendo o curso de cerimonial com Robert Cohen. Não, não pretendo ser cerimonialista ou assessora de casamentos. 
Trata-se de  um workshop com o renomado e experiente cerimonialista e assessor de casamentos do Rio de Janeiro. Estou adorando ouví-lo, aprendendo com um mestre de cerimonial e assessor de grandiosos casamentos e compartilhar experiências com os outros profissionais de assessoria de eventos dos quatro cantos do Brasil.
São dois dias de curso, das 10 horas às 18 horas. Somos só duas consultoras de casamentos presentes e mais 35 assessoras de eventos sociais
Vocês podem estar se perguntando o que faz uma Consultora? O que faz uma Assesora e Cerimonialista? Não é tudo a mesma coisa?
Não. São serviços complementares, que acontecem em momentos distintos. Enfim, são tarefas diferentes. 
O cerimonialista vai cuidar de todo o protocolo da cerimônia religiosa e recepção. O consultor,  vai ouvir as suas dúvidas, analizando seu perfil, ajudando a idealizar o seu Grande Dia, mostrar o que está acontecendo no mercado de casamentos,  suas possibilidades e fornecedores. Tudo pode ser abordado, falado e apresentado. Através de fotos, imagens de casamentos, tudo que possa auxiliar a noiva a construir um conceito, seu sonho.
 O assessor, acompanhará as  fases e a execução do casamento em si, a parte operacional, fazendo a integração dos fornecedores, analizando os contratos e seus serviços no dia.
O consultor é o médico clínico e o assessor o cirurgião.
Eu  me dedico a consultoria de casamentos. As noivas me procuram naturalmente em decorrência do blog, e em uma ou duas reuniões o panorama do universo wedding é apresentado a ela atendendo da melhor forma possível as suas dúvidas, posicionando-a dentro da realidade deste universo, que é pulverizado com muita informação e muitas vezes não se sabe por onde começar, à quem confiar a realização do seu grande dia.
O mercado de casamentos aumentou de forma grandiosa. É uma indústria que movimenta R$10 bilhões por ano e todo mundo tem acesso à informação. Não se trata mais, hoje em dia, do grande profissional ser aquele que detém uma grande lista de  endereços de fornecedores e pronto. As noivas querem  mais! Querem a opinião abalizada de um profissional, sobre como começar a construir seu Grande Dia, apartir das  possibilidades e perfil da noiva, numa relação de confiança, de credibilidade. 
Querem a nossa "chancela" nesta busca pela a excelência dos serviços existentes.
Surgem novos  profissionais, mas o mercado demanda qualidade e muita especialização nos serviços prestados à noiva, na execução dos casamentos. Estes, por sua vez, tornaram-se mega eventos, necessitando apresentação e uma grande integração logística dos fornecedores. Tarefa importante da assessoria de casamento do dia, que deve ser contratada pelo menos com um mês de antecedência, para poder reunir-se com todos os fornecedores e tomar ciência  dos contratos, caso a prestação de serviço já tenha sido contratados pela noiva.
Os produtos e mão de obra aperfeiçoaram, seja no quesito beleza, personal stylist, gastronomia, decoração, iluminação e som, música, entretenimento, foto e vídeo, lembrancinhas, rsvp, consultoria, cerimonial, assessoria com  toda a logística do evento e montagem do dia. 
São vários prestadores de serviço, cada qual na sua especialidade, para uma maior otimização do resultado final do evento.  
  Não é mesmo um universo fascinante em sua complexidade? 
Mil beijokas e até!

4 comentários

  1. Aprender é renovar-se!
    Esta é voce , sempre inovando!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom artigo, e muito obrigada pelo "refresher" e pela informação. Espero em breve colaborar mais contigo.

    Bom curso e uma ótima semana, com o CASAR na Daslu! Vou seguir de perto tudo que você postar.

    Gerseli Strelniek
    Consultoria e assessoria de casamentos e eventos na Itália

    ResponderExcluir
  3. Adorei a matéria,tirou minhas dúvidas que te enviei por e-mail. Obrigada!! bjao

    ResponderExcluir