Bebeta Schiavini - Assessora de Casamentos


                                                                              
Foi-se o tempo em que era a noiva, sua mãe  e ou aquela super tia que organizavam os preparativos para o casamento.
De uns tempos para cá abriu-se espaço para uma profissional indispensável nesse processo: a assessora de casamento. Ela é a mestra a regente que fará acontecer de maneira organizada as escolhas, os sonhos dos noivos para comemoração casamento.
Ela pode planejar seu evento de casamento meses antes ou atuar somente no seu Grande Dia.
Os noivos, atualmente, querem curtir a própria festa, ter tranquilidade no seu dia  e querem conferir personalidade a ele.

                                                                                                                    
O blog entrevista hoje a assessora/ wedding planner  Bebeta Schiavini da Bebeta Schiavini Party & Wedding Planner  .
                                                                              
Bebeta nos últimos retoques!
                                                                                    
                                           Como e quando você começou sua profissão?
Comecei em 2003 com uma empresa de decoração floral para pequenos eventos. Em 2004 comecei a atuar em assessoria de eventos sociais juntamente com a decoração. Em 2005 encerrei minhas atividades em decoração para me dedicar totalmente à assessoria e entao mudei o nome da minha empresa para Bebeta Schiavini Party & Wedding Planner. Como 95% dos meus clientes sao noivos/casamentos, esse ano fiz o redesign da minha marca, juntamente com o novo site, passando a ser Bebeta Wedding Planner.
                                                                              
                 Por que a assessora de casamentos é necessária,  porque deve ser contratada?
Por vários motivos: A Assessoria otimiza o tempo dos noivos, orienta no estilo do casamento oferecendo uma grande gama de fornecedores, negociando os orçamentos e analisando contratos. Por meio do meu conhecimento e minha prática de negociação, proporciono significativas economias aos noivos. Proponho ainda idéias e soluções para atender os desejos deles; e muitas vezes ainda medio divergências familiares e/ou entre os fornecedores. Procuro trazer o que há de mais novo e as principais tendências de mercado, além de oferecer tranqüilidade, segurança e confiança.
                                                                            
                                                      Por que vc se escolheria como assessora? 
 Principalmente pela minha transparência, franqueza, segurança e experiência que transmito; além claro, da minha eficiência e perfeccionismo. Não tem nada a ver com ser perfeita, e sim buscar o perfeccionismo em todos os detalhes, exigindo esse compromisso inclusive dos fornecedores. Como já disse outras vezes, meus funcionários falam que tenho "olho de lince".
                                                                                
   Bebeta, quais, vc diria, são os pré requisitos para se escolher um boa assessoria de casamento?
Primeiramente empatia e confiança. Vc nao pode se relacionar com uma pessoa, durante meses intensamente, sem essas características. Depois, obviamente, acho que é saudável pegar referências de amigas, parentes, sites, blogs, fornecedores, para que tenha certeza da escolha feita, e por fim e nao menos importante, identificação e admiração pelo trabalho que ela realiza.

                                   Qual a diferença entre assessoria do dia e assessoria completa? 
Eu não faço assessoria do dia, pois não trabalho somente no dia do casamento - e a responsabilidade é igual nos dois tipos. O que eu ofereço é a Assessoria Completa (Pacote Sonhe Comigo!)  e a Assessoria do Mês (Pacote Conte Comigo!).
*Pacote Sonhe Comigo!: eu participo ativamente de todas as decisões com os noivos, desde a definição do tipo/estilo do evento, passando por todas indicações de fornecedores, agendamentos, acompanhamento em visitas, análise de contratos, controle de gastos, elaboração de planilhas, contato na semana do evento com todos fornecedores contratados, coordenação e acompanhamento da montagem do pré|trans|pós evento até entrega do espaço vazio, após vistoria; e cerimonial completo (acompanhamento da noiva desde o making of no cabeleireiro até a chegada na cerimônia, formação do cortejo com o noivo, pais, madrinhas/padrinhos, damas/pajens e entrada da noiva - orientação sobre os protocolos a serem seguidos, entrada dos noivos na recepção até o brinde, corte do bolo e/ou dança do casal).
* Pacote Conte Comigo!: contempla toda e qualquer tipo de indicação dos fornecedores necessários à realização do evento, acompanhamento em 2 visitas em fornecedores escolhidos pelo cliente, contato na semana do evento com todos fornecedores contratados pela cliente, coordenação e acompanhamento da montagem do pré|trans|pós evento até entrega do espaço vazio, após vistoria; e cerimonial completo (acompanhamento da noiva desde o making of no cabeleireiro até a chegada na cerimônia, formação do cortejo com o noivo, pais, madrinhas/padrinhos, damas/pajens e entrada da noiva - orientação sobre os protocolos a serem seguidos, entrada dos noivos na recepção até o brinde, corte do bolo e/ou dança do casal).
                                                                            
                                                                        
                Conta pra gente o que é o cerimonial?  Você é assessora  é também cerimonialista?
Sim faço cerimonial, inclusive tive uma matéria na minha Pós Graduação em Planejamento e Organização de Eventos na FAAP que se chamava "Cerimonial e Protocolo" e tive aula com a Vera Simão. Cerimonial, como citei acima, é todo o ritual que envolve os protocolos a serem seguidos na cerimônia e na festa/recepção. Além da parte da cerimônia, ainda tem o cerimonial da festa, como: entrada dos noivos no salão, brinde, corte de bolo, dança do casal, etc. Pra mim, toda Assessora deveria ser Cerimonialista - essa "função" está dentro de uma das tarefas da Assessora, mas nem sempre isso acontece; e nao necessariamente toda Cerimonialista é Assessora. Mas isso tb. é uma questão cultural. No RJ, por exemplo, eles usam muito a palavra Cerimonialista e quase nunca a palavra Assessora, referindo-se sempre aos serviços de assessoria em geral.
                                                                            
  Para um casamento de 300 pessoas com o religioso e recepção  em lugares diferentes qual o numero ideal para uma equipe de assessoria?
 Na minha empresa, para casamentos até 500 convidados com religioso e recepção em locais diferentes minha equipe é composta por 5 ou 6 integrantes, já incluída minha presença. Eu faço pessoalmente o cerimonial e minha equipe fica 24h à disposição do cliente, desde o horário de montagem até a entrega do espaço vazio após vistoria.
                                                                      
                                                  Qual é a noiva/cliente ideal para vc?
Em geral são pessoas que valorizam o trabalho desenvolvido pela Assessoria e não têm tempo suficiente para organizar um evento com o nível de detalhes desejado e acima de tudo querem aproveitar a festa como convidado sem ter as preocupações de quem a organiza. Atualmente a maioria das noivas trabalha num horário enlouquecedor e não sabem por onde começar, não conseguem tempo ou não querem ter esse tipo de trabalho, pois hoje a gama de fornecedores disponíveis no mercado é enorme.
                                                                          
                                                       Existe um perfil das suas noivinhas?
Eu brinco que vou desenvolver uma tese de perfil de cliente/casamento de acordo com a profissão de cada um! Acho que o ponto em comum é a falta de tempo!!!

 Vc acha que existe uma mudança de atitude e procura das noivas a partir deste ultimo ano de 2011 em relação aos anos anteriores?Existe uma nova tendência pintando???Qual é esta diferença? 
O que vejo é a busca pelo exclusividade e personalização acima de tudo, mesmo com orçamentos mais enxutos, os noivos querem essas características no casamento deles. E cada vez mais recebo noivos que estão se casando pela segunda vez. Normalmente eles preferem cerimonias e festas mais reservadas e para menos convidados, mas com todos os itens que um casamento tem direito. O que talvez tenha crescido são os mini weddings, que se encaixa no que acabei de falar e também para os casais que não tem uma verba grande, sempre digo: É melhor convidar menos pessoas e manter a qualidade do que o contrário.
                                                                        
         Quais as maiores gafes que devem ser evitadas pelas noivas numa festa de casamento?
Acho que a pior delas refere-se a bebida. Noivos bêbados nao agradam a ninguém. Nem nas fotos e filme, nem com seus convidados, nem na noite de núpcias e por aí vai...
O sorriso da Bebeta
   Gostaram? Eu amei!!! Obrigada pela entrevista,  Bebeta Schiavini!
Espero ter ajudado às noivas e mães, esclarecendo  sobre este personagem que ocupa lugar de destaque nos eventos de pequeno e grande número de convidados.
Uma festa de casamento, hoje em dia, envolve muitos fornecedores muito planejamento e coordenação!
As fotos que ilustram esta entrevista são da galeria de fotos do site da Bebeta Schiavini.
                                                                                    
                                            Olha que demais o carro da  empresa da Bebeta!!!

9 comentários

  1. Oi Queridona,...
    Até que emfim né? achei que tinha esquecido no fundo do baú..
    Mas adorei e ficou ótima..
    Bjs e Sucesso pra voce...

    ResponderExcluir
  2. Acho que contratar assessoria é fundamental. Conheço o trabalho da Bebeta e indico sempre! É uma profissional super cuidadosa com os minimos detalhes desse dia tão cheio de detalhes e imprevistos.

    Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista, muito instrutiva e esclarecedora. Para um casamento realmente acontecer a figura da assessora de eventos é fundamental.

    ResponderExcluir
  4. Mto legal!
    Minha irmã foi uma das primeiras clientes da Bebeta e o casamento foi inesquecível =D
    E jea fui em outros que ela organizou, todos maravilhosos!
    Parabens, Wans

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todos pelos comentários e elogios!!!
    Wans, é verdade - o casamento da Wal foi o meu primeiro - vc foi minha madrinha!!! rs
    Faz tempo hein!
    Bj
    Bebeta Schiavini

    ResponderExcluir
  6. Matéria muito elucidativa sobre o trabalho
    efetuado pela assessora, cujo resultado é muito bom.
    Parabéns a ela e sua equipe.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a entrevista!! Conheço o trabalho da Bebeta, sempre muito profissional e de um bom gosto incrível!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista! A Bebeta e o "detalhe" em pessoa!!! Tudo nos mínimos detalhes e sempre tudo lindo e organizado. Parabéns Bebeta e sua equipe.

    ResponderExcluir