Simone Amaral- Bolos de Casamento


                                          
O bolo continua sendo juntamente com os noivos o protagonista da festa. Na mesa de doces ou na pista de dança ele é a atração! Os noivos sempre são fotografados cortando o bolo, mesmo que simbólicamente.
 A tradição do bolo de casamentos começou na Roma Antiga como símbolo de fertilidade ( trigo) e boa sorte.
Segundo esta tradição,ao se partir um pedaço de pão sobre a cabeça da noiva desejava-se abundância, prosperidade e fertilidade ao casal. Já na Idade Média o hábito dos convidados levarem pequenos bolos aos noivos e colocá-los um sobre o outro para que os noivos tentassem se beijar sobre eles sem quebrá-los, teria dado origem aos bolos de andares.E foi na corte francesa que o bolo ele teria evoluído, ganhando aspecto mais sofisticado.                                     




O que não é novidade para todos é que adoramos a hora do bolo!









Conversei com a Simone Amaral que é doceira especializada em bolos 

decorados para ocasiões especiais e espero que vocês curtam muito!

                                   

1- Simone, quais são as fortes tendências para bolos de casamento atualmente? 
E as mais pedidas pelas noivas no seu atelier?
                                          
"A tendência nos casamentos, são bolos com personalidade, exclusivos e que sejam uma verdadeira obra de arte, para que fiquem  em lugar de destaque. As noivas que me procuram no ateliê, conhecem meu estilo, clássico e romântico, e pedem criações que sigam a tendência de glamour dos bolos de casamento atuais. A maioria das noivas quer bolos brancos, ou no máximo "off-white" e, quase sempre, com muitas flores e laços".
                                                            
2- As suas noivas costumam encomendar o bolo de casamento para colocar na  mesa de doces ou em separado para a ser cortado na pista de dança?
"O bolo é colocado na mesa de doces em 95 % dos casamentos que realizamos. Como as mesas de doces são o  ponto alto de toda a cenografia, desta maneira, o bolo tem status de obra de arte e fica integrado a todo o conceito do evento. O bolo que fica em um carrinho e é cortado na pista, acaba sendo deixado de lado no decorrer da festa".
                                                                   
3- Qual é o cálculo que se faz para o tamanho do bolo, pelo numero de convidados?
"O cálculo do tamanho do bolo é feito baseado no número de convidados e no conceito da cenografia, eventos grandiosos pedem bolos maiores e mais glamourosos. O cálculo para servir é baseado na média de que apenas 40% dos convidados comem bolo nos casamentos e, sendo assim, sugerimos 40 gr por convidado no caso de um serviço completo com coquetel, jantar, sobremesa e mesa de doces. Para bolo e champanhe calculamos 100 gr por convidado".

                                                                       
4- Você faz bolo cenográfico? Costuma-se fazer só um andar comestível?
"Sim, fazemos bolos cenográficos, para venda, quando o buffet já oferece um bolo para ser servido. Mas na maioria dos casamentos, é utilizado um andar verdadeiro para corte e para ser servido. Os demais andares são falsos, somente para compor o design que, geralmente, é de no mínimo três andares".
                                                              
                                                             
5- Qual o maior bolo que você já fez? Quanto pesou? 
"Os maiores bolos que eu já fiz, em termos de tamanho, tinham 1metro de base e 1,80 m de altura para a vitrine da  loja Cor Doce no Bom Retiro. Os bolos, cenográficos, precisaram ser transportados de caminhão  desmontados. Um deles foi feito para o lançamento de uma coleção e o outro feito para comemorar o Reveillon  de 2006. O bolo todo pesava cerca de 80 kilos".
                                                           
6- Há quanto tempo existe a Simone Amaral? Vc começou com bolos e doces?
"Comecei  a trabalhar com gastronomia profissionalmente em 1996, ensinado bolos decorados em programas de TV, ministrando cursos em meu ateliê e fazendo alguns eventos. Em 2004, após um convite para o espaço banqueteiros no evento Boa Mesa, comecei a me dedicar exclusivamente aos grandes eventos com bolos e mesas de doces exclusivas e assinadas pelo meu ateliê."
                                                               
7- Simone, tenho perguntas recorrentes sobre tops de bolo encaminhadas pelas minhas leitoras. Quais estão mais em voga ? 
"Quanto aos topos de bolo prefiro os clássicos como os de  porcelana Lladró, por exemplo. Os noivinhos em pasta americana já se popularizaram e vêem caindo em desuso dando lugar a lindos topos com arranjos de flores de açúcar, bem mais clássicos e chiques".

8- O bolo deve seguir o estilo da decoração de casamento?
"Sim, o design do bolo é baseado no conceito do evento. Ele pode conter referências das  cores, tecidos e das flores do evento ou até das rendas dos vestidos e da nacionalidade ou estilo dos noivos."
                                                                  

Gostaram ?  Eu amei todos os momentos!! 
Todos os bolos mostrados neste post são da Simone. 
Bolos lindos, super românticos, com visual  bem elaborado, de princesa!!! 
Quem quiser saber mais entre no site da Simone Amaral 
Aguardem depois falaremos dos docinhos.
Aguardem bjokas!!!














" Um dos momentos mais esperados de uma festa de casamento é a abertura da mesa de doces e o corte do bolo! Por esse motivo, dedica-se tanto carinho, a este item tão especial!" Simone Amaral



























                                                                  
                                                                 
                                                                    

2 comentários

  1. Oi, os bolos são lindíssimos, estou encantada com o trabalho dela! Gostaria de tirar uma dúvida com vc, Cristina.E aproveitando o assunto,ainda não decidi se deixo o bolo nem um lugar de destaque, em uma mesa separada ou se coloco no centro da mesa de doces. O bolo será cenografico e tenho receio de, após o corte, o bolo permaneça na mesa de doces enquanto é servido o bolo aos convidados. Todos saberão que o bolo é de mentirinha. E se eu optar por tirar o bolo da mesa de doces, ficará um vazio na mesa. Enfim, gostaria de saber como as noivas normalmente fazem qdo o bolo é cenografico, qual é o melhor lugar.
    Muito obrigada!
    Seu blog é lindo!
    Flavia

    ResponderExcluir
  2. Flavia o mais usado é colocar o bolo na mesa de doces. E não é tirado de lá. Bjokas
    Cristina

    ResponderExcluir