A Mãe do Noivo


                                                                              
Muitas vezes a mãe do noivo pode se sentir um pouco perdida, sem saber a dose certa, sem saber exatamente até onde ela deve e pode se envolver no planejamento e execução do casamento do seu filho.
São tantas situações distintas, cada uma delas dependem do contexto, não é mesmo?
Embora em muitos casos, os pais do noivo e da noiva já tenham se encontrado e desenvolvido um relacionamento cordial, há ocasiões em que eles ainda mal se conheceram, nem sequer foram apresentados. Se este for o caso, é a mãe do noivo, que deve iniciar o contato,  através do telefone, com os pais da noiva convidando-os para jantar em sua casa ou pedindo-lhes que se encontrem em um restaurante local.
                                                                              
É também a mãe do noivo responsável pela criação de uma lista de convidados do seu lado da família.
Nesta lista de convidados deve constar endereços atualizados e completos, bem como a forma como os convites devem ser abordados. SR e SRA ou Sr e Família, por exemplo.
O número de convidados deve ser igualmente dividido entre o lado da noiva e noivo da família, e a mãe do noivo é responsável por garantir que seu número não ultrapasse desse total. Contando com os convidados do seu filho, o noivo!
Hoje em dia, os convidados dos pais do noivo não ultrapassam 20% da lista. Ficando os 80% da lista formada pelos amigos de escola, faculdade e trabalho do noivo.
Se for preciso  mais convites, pois o número de convidados do seu círculo de amizades é ainda maior, converse delicadamente com os noivos, para saber se é possível esta alteração na estrutura do evento, acomodando mais mesas e cadeiras. E deixe  claro que você arcará com os custos extras de comida, bebida e dos outros tantos decorrentes deste aumento de convidados.
A mãe do noivo tem que seguir o dress code da mãe da noiva. Obedecendo o comprimento  do vestido.
É a mãe da noiva  quem escolhe primeiro a cor do vestido que será usado no casamento. Bem como se o estilo será  curto, longuete ou longo, dependendo do horário e local do casamento. A partir daí  a mãe do noivo segue o dress code.
Ofereça ajuda, mostrando-se disponível para procurar fornecedores e etc.

Mas cuidado!!! Esta linha é tênue, não ultrapasse os desejos do futuro casal e seus planos. Seja muito delicada  para não arranhar as relações familiares ou gerar rumores e desafetos.
Seja generosa como só uma mãe sabe ser,
Bjokas

9 comentários

  1. Esclarecedor e sensato! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. como disse no face, mtooooooo util, ainda estou longe de me casar mas é bom saber....rs

    ResponderExcluir
  3. Querida Cristina...gostaria de fazer um parenteses
    eu como mae de 3 homens e 2 ja casados, quero deixar registrado que nunca seguiria as regras impostas pela mae de noiva....
    quem decide o que devo usar ou fazer ou convidar sou eu mesma.
    acho que a 2ª mais bacana da festa é a mae do noivo essa nao stressa como a mae da nnoiva

    ResponderExcluir
  4. Faltam TRÊS dias para você ser a linda mãe do noivo!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Querida Sandra,
    Faltam 3 dias para o casamento dos nossos queridos. Tudo será lindo Vcs estão preparando tudo com tanto carinho , bom gosto e organização.
    Vc é uma mãe de noiva exemplar e o Pai da noiva então? Ahh eu estou vibrando e vou me emocionar muito.
    Obrigada
    Bjos carinhosos
    Cristina

    ResponderExcluir
  6. mcoral, deve ser muito bom!! Desta vez como mãe de noivo vou entrar com o filhão hahahaha!!Bjokas.

    ResponderExcluir
  7. vc estara linda como sempre...mae do noivo sao mais tranquilas e ficam mais relaxadas....foi o que quis dizer...acho muito desconfortavel a mae da noiva por ex impor que voce deva usar tal cor e tal comprimento...se eu fosse mae de noiva iria com certeza deixar a outra mae a vontade......isso que quis dizer...e depois a mae do noivo...é a segunda mais importante.kkkkkkkk(defendendo a ala, pois so tenho rapazes...) entramos na primeira e a noiva por ultimo..........a primeira e a ultima ninguem esquece......kkkk) boa sorte,,mazaltov...alegrias e que seja um lindo casamento...e que voce esteja maravilhosa..o que nao duvido..........sorte sucesso e tranquilidade.......é muito gostoso casamento.....eu ao menos nao via a hora do "dia seguinte".....mas depois que passa...a gente sente uma baita saudade.....e uma sogra maravilhosa e linda como voce..vai ser um show.
    Marcia

    ResponderExcluir
  8. acho sim que os filhos se metem muito..na cor nos convidados...no meu caso...cor e modelo ninguem se meteu mesmo pq fui sozinha...mas na lista de convidados...ai ai ai...esse sim esse nao...e dai por diante...sabe bem como éh.........
    tb tenho meu casorio numa fazenda no sabado....lembra que te mandei um email perguntando o que usar?? entao.....to indo pro interior d MInas............delicia

    ResponderExcluir
  9. hahaha mcoral vc é um barato!!! A 1º e a última....
    entendido !!! bjo grande!

    ResponderExcluir